A carregar Eventos

« Todos os Eventos

CICLO DE DIÁLOGOS – LÍNGUA SOLTA II

Novembro 22 @ 3:30 pm - 5:00 pm
Gratuito

/// CICLO DE DIÁLOGOS – LÍNGUA SOLTA II

22 de novembro  | Bar do Teatro Cine de Gouveia | 15h00-17h30

Temática | Projetos culturais e artísticos como eixo de transformação local

 

O CICLO DE DIÁLOGOS – “LÍNGUA SOLTA” tem como objetivo fomentar o diálogo entre estruturas, criadores e académicos, criando sinergias de pensamento crítico e de literacia cultural e artística, onde se englobam temáticas de interesse linguístico e experimental.  Neste âmbito, propõe-se a conversa que abordará a temática “Projetos culturais e artísticos como eixo de transformação local”. Esta conversa propõe-se refletir sobre o papel dos projetos culturais e artísticos como catalisadores de transformação local, analisando o seu potencial para dinamizar comunidades, criar oportunidades de participação e afirmar novas formas de viver e pensar os territórios. Através da criação artística, da programação cultural e da mediação de públicos, estas iniciativas revelam-se instrumentos capazes de revitalizar espaços, reforçar identidades coletivas e promover o encontro entre diferentes gerações e áreas do conhecimento. Serão apresentados exemplos de estruturas culturais, bem como de artistas, coletivos, que ao deslocarem-se dos grandes centros para comunidades do interior do país, constroem redes colaborativas e mobilizam cidadãos em torno das artes, contribuindo para o impacto social, cultural e económico, a valorização do património local e a sustentabilidade das práticas nos contextos em que se inserem.

 

Carlota Lagido, é bailarina, coreógrafa e artista visual. Nasceu em Lisboa e vive no lugar de Alfafar. Estudou Desenho na New York Academy of Arts. Tem pós-graduação em Design de Cena pela ESTC. Estudou Dança na Escola Profissional do Ballet Gulbenkian e em Nova Iorque, no Peridance School. Dançou com Meg Stuart, Francisco Camacho e Joana Providência. O seu trabalho como coreógrafa tem características multidisciplinares, cruzando o desenho e o vídeo com a prática performativa. Fundou, em 2022, O Lugar do Meio, associação cultural e ambiental (Alfafar), onde mantém programação artística transdisciplinar.

 

Fábio Ramalho possui um percurso na área da Formação Musical. Tem colaborado em vários projetos culturais e artísticos como produtor, programador e coordenador. Foi responsável pelas quatro edições do festival multidisciplinar “Sintonias”, que pretendia o desenvolvimento de pontos de encontros para a criação, a experimentação e o diálogo cultural. É coordenador, desde 2023, da Fábrica da Criatividade em Castelo Branco, onde tem implementado uma estratégia de valorização da criação dentro dos vários domínios artísticos e das indústrias criativas. Em 2023, coordenou a programação do projeto “Por Terras de Xisto e Granito”, programa municipal que objetivava o acesso à cultura em todo o concelho de Castelo Branco, através da apresentação de projetos em várias freguesias, onde a oferta cultural era mais reduzida. Em 2024 e 2025, foi responsável pela coprogramação do município. Colabora ainda no projeto “Entre Serras”, financiado pelo programa Europa Criativa, fortalecendo redes de cooperação cultural europeias.

 

Miguel-Manso estudou desenho e fez um curso de Técnico de Biblioteca e Documentação. Estreou-se na poesia em 2008 com o livro “Contra a Manhã Burra”, ao qual se seguiram quatro volumes agrupados na colecção Os Carimbos de Gent. Recebido desde o início com forte entusiasmo crítico, publicou na Relógio D’Água, em 2013, a antologia “Tojo: Poemas Escolhidos”. Em 2017 surgiu “Rosto, Clareira e Desmaio”, libreto que esteve na base de um espectáculo teatral. Co-realizou, com João Manso, o filme-documentário “Bibliografia”. O seu mais recente livro intitula-se “Mortel” (do lado esquerdo, 2018). Depois de vários anos em Lisboa, fundou em 2016, em parceria com Catarina Barros, a Casa de Gigante – Associação Cultural Mandriões, no Vale Fértil (Sertã). Desde então, a associação tem desenvolvido um trabalho cultural e artístico diversificado, orientado

 

PROGRAMA 

14h30- 45 – Boas-vindas

15h00 – 16h00 | Ciclo de Diálogos LÍNGUA SOLTA, com a temática “Projetos culturais e artísticos como eixo de transformação local”

Moderação: Isabel S. Silva, Rui Eufrázia

Convidados: Carlota Lagido, Fábio Ramalho, Miguel Manso

16h00 – 16h30 |  1ª Edição LÍNGUA SOLTA. caderno de ensaios – um olhar em retrospetiva para a valorização e o desenvolvimento do território onde atua.

Detalhes

Data:
Novembro 22
Hora:
3:30 pm - 5:00 pm
Custo:
Gratuito
Categoria de Evento:
Site:
https://teatrocinegouveia.pt/
Scroll to Top